Modelo Parecer Social para obtenção do BPC LOAS

1-DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO

Data da emissão do laudo: 22 de abril de 2016
Solicitante: Dr. Luciano Azevedo MÉDICO PERÍTO DO INSS
Técnica responsável: Neuza Ferreira Bragança 
Identificação e endereço das pessoas envolvidas:
Srª Maria Helena Rodrigues, 34 anos; Srª Luiz Ferreira, 39 anos, e as filhas da Srª Maria Helena as menores Ana Patrícia de 6 anos de idade, Ana Roberta de 4 anos de idade e Maria Cécilia de 2 anos de idade.Todos residentes à rua da luta, nº 1000, Bairro: São Nunca, Belém-Pará 



2- OBJETIVO DO PARECER

Analisar a situação social da Srª Maria Helena Rodrigues, considerando a
importância do BPC LOAS para atendimento a suas necessidades básicas.

3- REFERÊNCIAS:

Art. 4º; Constituição da República Federativa do
Brasil Capítulo II,- Dos Direitos Sociais, Art.7º, Inciso IV; Lei 8.742 – Lei Orgânica da Assistência Social; Lei 10.216/01 que trata dos direitos da pessoa com transtorno mental e a Política Nacional de Assistência Social

4- RELATÓRIO

Utilizamos como subsidio para estudo e parecer sobre o caso em tela a documentação referente a tratamento de saúde anterior (laudo médico, receituário e exames); documentos pessoais de identificação da Srª Maria Helena da Rodrigues; carteiras de trabalho do Sr. Luiz Ferreira,.histórico de internamentos anteriores da Sr Maria Helena, bem como realizamos entrevistas domiciliares para atendimento social a usuária e sua família.
Verificamos, pela documentação médica apresentada, que a Srª. Maria Helena têm histórico de internamentos anteriores, com indicativo de evolução da doença desde a adolescência. Situação sócio-familiar precária, vínculos familiares fragilizados e inclusive em alguns momentos sobrevivendo em situação de rua.


Conforme laudo médico psiquiátrico a referida senhora têm hipótese diagnóstica de F20. Atualmente segundo prontuário médico faz uso de ZIPREXA.

No dia --/--/--, realizamos visita ao domicílio da Srª Maria Helena
Rodrigues constatamos que a mesma estava em pleno surto psicótico
necessitando de cuidados psiquiátricos, bem como evidenciamos que a família estava em situação de risco e vulnerabilidade social, desprovida inclusive de sua segurança alimentar. O esposo da senhora Maria Helena trabalha como catador de papel e a renda familiar é inferior há 200 reais por mês. Não têm carteira assinada. A família reside em uma casa alugada, visivelmente insalubre, composta de apenas dois vãos, e 1 banheiro.O aluguel é de 100,00 reais. A família chega a receber ajuda de vizinhos para suprir em algumas ocasiões suas necessidades alimentares.

PARECER SOCIAL

Através do estudo social realizado verificamos que a renda per capta da família da Srª Maria Helena Rodrigues não ultrapassa ¼ do salário
mínimo, quando o critério econômico para fazer jus ao BPC estabelece a renda per capta familiar mensal inferior a ¼ do salário mínimo, portanto, abaixo de R$ 220,00 (duzentos e vinte Reais).

Outrossim, a Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo II,
Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV, define o salário mínimo como
aquele capaz de atender `as necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família como “(...) moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada a sua vinculação para qualquer fim”. Considera-se nesse caso a família composta por dois adultos e duas crianças.

O DIEESE também divulga mensalmente uma pesquisa nacional sobre o salário mínimo nominal (salário mínimo vigente) e o salário mínimo necessário (de acordo com o estabelecido na Constituição). Na pesquisa, o valor do salário mínimo necessário para 2016, foi estabelecido em R$ 3.518,51 (três mil quinhentos e dezoito reais e cinqüenta e um centavos). Consideramos também que a concessão do BPC LOAS contribuíra para suprir as necessidades básicas da família. É notório que em algumas circunstâncias a questão social é fator desencadeante de crises psíquicas. Salientamos ainda que com o advento da Reforma Psiquiátrica o  cuidado e tratamento da pessoa com transtorno mental se dá em meio aberto, de base e inserção comunitária.Desse modo o BPC LOAS pode contribuir na inserção do usuário em espaços de promoção social,melhorando sua qualidade de vida. O que nos leva a considerar que a se a Srª Maria Helena Rodrigues for excluída do BPC sua família não conseguirá suprir suas necessidades básicas.


Neuza Ferreira Bragança 
Assistente Social- CAPS


CRESS XXXX

Comentários

  1. gostaria de um modelo de parecer favoravel para concessão ao programa bolsa familia

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de um modelo de parecer para uma pessoa que contribuiu e que se afastou por motivo de doença que está recorrendo pra aposentadoria

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de modelo de parecer social em defasagem escola

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de um relatorio para uma pessoa que precisa dar entrada no BPC sou estudante de serviço social.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de um parecer para concessão de BPC por idade.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de um modelo de parecer para concessão de bolsa de estudo social

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá!Obrigado pela sua visita no Blog dos Assistentes Sociais do Pará

Postagens mais visitadas