Assistentes Sociais do Brasil! Sem a base não há como votar na chapa única ao Conselho Federal de Serviço Social-CFESS. Leia a NOTA



É redundante começar essa nota dizendo que vivemos os mais tenebrosos tempos de barbárie. A eleição de Trump nos Estados Unidos e o golpe de Estado no Brasil são apenas indicativos disso. A classe trabalhadora mundial está ameaçada. As reformas destrutivas e regressivas avançam a passos largos. No Brasil vemos governos cortando salários de servidores, privatizando estatais, fechando escolas e universidades públicas, acabando com direitos previdenciários e trabalhistas, terceirizando e precarizando tudo que podem. Na gestão pública, nos três poderes, assistimos a promíscuas açõesentre os golpistas na direção de consolidar o projeto de poder reacionário e fascista que iniciaram com o golpe que sofremos, poistais ações repercutem nas relações sociais de um modo geral, haja vista que as instituições as reproduzem, tornando o cotidiano de trabalho insípido e muitas vezes, desumano.
Diante disso tudo só nos resta uma alternativa: Resistir, lutar e nos unir. Mas, para isso é necessário que finalmente possa sair do campo das abstrações a tão falada unidade de esquerda. E mesmo que seja apenas um projeto, é necessário começar de algum modo. Nesse sentido, entidades e organizações sociais que se colocam no campo progressista são fundamentais, não apenas pela sua legitimidade institucional, mas por sua capacidade política de AGREGAR e DIALOGAR COM A BASE fazendo dos interesses populares interesses de toda a nação.
É nesse sentido que defendemos que no campo do Serviço Social brasileiro as entidades que representam a categoria devem ser ágeis no combate ao fascismo, ao mesmo tempo em que sejam capazes de admitir como sendo próprio de ambientes democráticos a pluralidade social e política no interior da categoria, sobretudo, aquela que se situa no mesmo campo do pensamento anticapitalista.
Um Conselho Federal deve ser capaz de manter-se em permanente diálogo com as bases (no nosso caso, comas/os assistentes sociais) e, consequentemente, com os Conselhos Regionais. Um Conselho Federal deve evitar o academicismo estéril e abstrato que afasta cada vez mais o “clã dirigente” da base da categoria, a qual sofre na pele os efeitos perversos do avanço do conservadorismo, da aniquilação da democracia, da restrição do livre pensar. Um Conselho Federal como o nosso deve constituir o debate sobre sua própria direção com a categoria, de modo a ter nele representados os diferentes espaços socioocupacionais e não apenas pessoas ligadas direta ou indiretamente às cátedras universitárias. Um Conselho Federal como o nosso deve ter sua capacidade de diálogo cada vez mais ampliada de modo a evitar cisões desnecessárias e inúteis num momento que requer unidade.
O projeto ético-político-profissional não pode ser tratado como monopólio de um grupo específico de pessoas e sim como um projeto coletivo.
Não há como continuar desse modo. O que está em risco não é apenas a manutenção do caráter crítico da profissão, mas a própria profissão. Por isso, VOTAMOS NULO para o Conselho Federal com o entendimento de que é necessário mudar. Nos estados vários CRESS estão sendo disputados por várias chapas, dentre as quais, muitas pertencem ao mesmo campo e essa cisão é consequência da indiferença com que o grupo autodenominado “vanguarda da categoria” tem se dedicado ao debate de ideias sobre as muitas temáticas que nos afetam. Lembremos de que o CFESS demorou bastante para admitir publicamente que a movimentação do parlamento-judiciário-mídia era golpe. Não podemos vacilar em momentos históricos como esse. Precisamos mudar! E nesse momento a principal e mais radical mudança precisa se dar internamente, uma vez que tal feito pode servir de possibilidade potencial e real para as transformações que a categoria tanto anseia.
Vamos retomar o diálogo com as bases pelos CRESS e vamos VOTAR NULO para o Conselho Federal como expressão da nossa insatisfação e com o reconhecimento do esgotamento político desse grupo que há anos vem transformando nossas entidades em braços de partidos políticos e da academia.

BASTA!!!!!!!!! VOTO NULO no CFESS!!! ABAIXO APSEUDO DEMOCRACIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas