Saúde e Trabalho, na concepção da Terapeuta Ocupacional Zilma Pinheiro, enquanto perspectiva de atuação.


Por  Zilma Pinheiro,Terapeuta Ocupacional.
O capítulo do livro Terapia Ocupacional no Brasil: Fundamentos e perspectivas, organizado por Marysia Prado de Carlo e Celina Bartalotti, intitulado: “A terapia Ocupacional na interface da saúde e do trabalho” versa a respeito das importantes contribuições que esse ramo do conhecimento trouxe em relação ao campo da Saúde e do Trabalho.
Nesse enfoque, ressalta-se que nos últimos anos a Terapia Ocupacional vem proporcionando avanços expressivos na área da Saúde e do Trabalho. Avanços esses que não se restringem ao Brasil, já que eles se expandiram pela América do Norte. Dessa forma, os estudos que se pautam em Ergonomia adquiriram relevância sob a ótica dos terapeutas ocupacionais, isso significa dizer que esses profissionais têm como atividade desenvolver diariamente um processo de prevenção e reabilitação de pacientes se utilizando de métodos que direcionem e verifiquem a capacidade de desenvolvimento de atividades de um indivíduo e traçar metas possíveis para realizar um trabalho específico.
A história da Terapia Ocupacional e Trabalho coexistem. Desse modo, esse profissional tem por objetivo “habilitar e/ou reabilitar” um paciente em âmbito social. É importante mencionar que nem sempre o processo de inserção de um indivíduo no mundo do trabalho foi simples, isto é, foi a partir dos anos 80 e 90 que surgiram novas perspectivas a Terapia Ocupacional, onde diversos estudiosos desse ramo do conhecimento, a saber, Alves, Nunes, Soares, outros, trouxeram um discurso consistente a respeito da Saúde e do Trabalho, todavia, nem todos os estudiosos partilharam os mesmos ideais.
Para tanto, faz-se necessário destacar que o estudo minucioso da Terapia Ocupacional, a partir de uma perspectiva histórica e sociológica obteve uma conceituação no decorrer do tempo a respeito do Trabalho, e isso foi se modificando, acompanhando avanços tecnológicos cruciais em nossa sociedade. O Trabalho é uma atividade que promove aos seres humanos a capacidade de distinguir-se das demais espécies, pois são capazes de se desenvolverem em meio social, se apropriar daquilo que a natureza pode lhes conceder, é bem verdade, que o homem transforma os recursos naturais de acordo com suas necessidades de sobrevivência, essa competência é exclusiva da espécie humana.
Salienta-se, que o trabalho é uma invenção da modernidade. O capitalismo contextualiza enfaticamente as relações de trabalho, pois destacava as atividades realizadas na fábrica e as tarefas especializadas direcionadas aos operários, um ritmo imposto a um trabalho fragmentado, a rotina do operário era ser “escravo” do tempo e da máquina. Diante disso, é interessante frisar que não havia preocupação com os anseios do trabalhador. O trabalho assalariado é invento do capitalismo, aquele que detém o capital e os meios de produção e que se utiliza da força de trabalho de operários para obter lucros grandiosos em detrimento de um trabalho que não gera lucros aos que realmente o produzem (os operários).
É indispensável comentar que os terapeutas ocupacionais, desenvolvem diversos trabalhos, dentre eles, cita-se o setor empresarial e institucional, além disso, exercem diferentes papéis, consultor, colaborador em pesquisas, sempre direcionando seu foco em três tópicos: reabilitação e reeducação; prevenção de doenças; promoção da saúde e promoção social. Esses profissionais fazem um reconhecimento das reais condições de trabalho impostas e cobram das empresas o cumprimento dos direitos previdenciários garantidos pela Confederação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse contexto, o terapeuta ocupacional incentiva uma reflexão aos trabalhadores no que concerne seus direitos e deveres inerentes a saúde, segurança e atividades trabalhistas. A saúde é uma preocupação que merece ser discutida e preservada para que não haja o desgaste do trabalhador.
Cumpre dizer que o terapeuta ocupacional está envolvido com as ações ligadas a saúde, prestando assistência ao trabalhador e organiza uma rotina de atividades que contemple seu alvo. De todo o modo, o principal objetivo desses profissionais consiste em capacitar o paciente/cliente, tornando-o apto a encontrar estratégias para enfrentar doenças e quaisquer outras dificuldades em diversos aspectos da vida: social, profissional etc.
O trabalho humano é objeto de estudo da Terapia Ocupacional e se tornou uma área muito valorizada. E como o homem acompanha as transformações sociais, aos poucos foi inserido no mundo do trabalho, surgindo à necessidade de intervenção desse profissional a fim de mediar os conflitos oriundos dessa inclusão, assim, para o terapeuta ocupacional é válido afirmar: “o homem saudável é aquele que trabalha”.

Autoria: Zilma Pinheiro- Terapeuta Ocupacional CREFITO 12 Nº 18735.2 TO- Pós Graduanda em Terapia de Mão e Reabilitação de Membro Superior e Gerontologia e Saúde Mental.
Atendimento em domicílio: Criança, adulto e idoso.
Contato: Zilmap25@gmail.com (91)993849572-981074415.

REFERENCIAS.
PRADO DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues. BARTALOTTI (orgs), Celina Camargo. Terapia Ocupacional no Brasil: Fundamentos e perspectivas. – São Paulo: Ed: Plexus, 2001.


Comentários

Postagens mais visitadas